As duas Áfricas

Em termos geográficos e humanoss, o continente apresenta duas grandes sub-regiões: a África Setentrional( ou África do Norte) e a África Subsaariana. O limite natural entre ambas é o deserto do Saara. Imediatamente ao sul do deserto há uma faixa semiárida conhecida como Sahel ( parte da África subsaariana).

Os seis países da África Setentrional têm características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. Com clima desértico, a região é majoritariamente ocupada por povos árabes, que, desdeo século VII, difundiram sua língua, sua cultura e o ismamismo. A porção mais ocidental dessa região, conhecida pelo nome de Magreb ( ” que significa “poente”, em árabe), compreende Marrocos, a Argélia e Tunísia. Os outros três países da Àfrica Setentrional são Líbia, Egito e Djibuti. Já a África Subsaariana reúne os 47 países ao sul do deserto do Saara e possui população predominantemente negra,com hábitos, idiomas e religiões distintos dos encontrados no norte da Àfrica.

O Sahel é a área de transição entre a Àfrica Setentrional e a Subsaariana. Abrange 12 países africanos, num corredor que corta o continente de oeste a leste: Mauritânia, Senegal, Mali, Burkina Fasso, Níger, Nigéria, Chade, Sudão, Eritreia, Etiópia, Djibuti e Somália.No decorrer dos séculos, a população nativa foi influenciada pelos árabes ao norte e pelos europeus que chegaram ao continente pela costa. Essa diversidade cultural está na origem das rivalidades étnicas e religiosas no Sahel.

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: