Colonização e descolonização

Independência

Na segunda metade do século XX, o cenário político internacional favoreceu a independência das colônias africanas. Enfraquecidas após a II Guerra Mundial ( 1939-1945), as potências europeias tinham dificuldades para fazer valer seu domínio na Àfrica. A hegemonia global passou a ser disputada pelos Estados Unidos (EUA) e pela União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS),que eram favoráveis à descolonização africana para poder exercer sua influência numa região dominada pela Europa. Outra expressão dessa redefinição do panorama global era a pressão das empreas transnacionais para que os países africanos abrissem seus mercados.
Nessa época surgiram importantes lideranças em países africanos, que, em muitos casos, conduziram o processo de independência pacificamente, pela ação política. Mas nações como Argélia, República Democrática do Congo e Angola enfrentaram guerras duríssimas para se livrar do jugo colonial. Esse período se estendeu do fim da guerra (1945) a meados da década de 1970, quando houve a independência das ex- colônias portuguesas ( Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Principe).
O início do período pós- colonial provocou uma expectativa de desenvolvimento da África. Mas os novos Estados, nascidos como as fronteiras coloniais, careciam de um autêntico sentimento de identidade e unidade nacional. Em pouco tempo, o otimismo deu lugar em muitos países a violentas disputas pelo poder, golpes de Estados e ditaduras militares. Muitos desses conflitos tiveram a intervenção dos EUA e da URSS, que levaram a Guerra Fria para a Àfrica, por meio da disputa por áreas de influência. Economicamente, o continente continuava atrasado, preso ao modelo agrícola colonial, dependente de ajuda externa e com baixissima inserção no comércio mundial. Apesar da soberania alcançada oficialmente, na prática a Àfrica pós- colonial continuou tendo seus rumos largamente conduzidos a partir do exterios.

Bibliografia: Guia do Estudante- Dossiê Àfrica
Editora: Avril Cultural- 2010

Descolonização da África

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: